terça-feira, 25 de junho de 2013

Conselhos Municipais em AMARGOSA

 

O que são Conselhos Municipais?

    A Constituição Federal de 1988 coloca os Conselhos Municipais na condição de órgão deliberativo, um instrumento de efetivação da democracia participativa.
     Os Conselhos são compostos por membros da sociedade civil, bem como, por membros do executivo local. Os Conselheiros Municipais exercem este serviço á sociedade de forma voluntária.
   O objetivo dos Conselhos Municipais é efetivar a participação popular na gestão pública para que haja um melhor atendimento à população.    
      Através dos conselhos municipais podemos saber o que se passa em todas as esferas do poder publico, são diversos conselhos a disposição do cidadão.


Da Criação dos Conselhos Municipais

     O conselho deve ser criado por lei municipal e, para o exercício de suas atribuições, não pode ficar sujeito a qualquer subordinação hierárquica. Deliberam sobre questões no âmbito na política municipal e suas decisões devem ser parâmetros para os órgãos municipais e para a execução das ações públicas governamentais e não governamentais.
    
     Sendo assim, a criação de um conselho municipal é uma medida voltada para garantir uma esfera pública com representantes da comunidade local e dos órgãos governamentais, para monitorar o impacto das políticas públicas na proteção e efetivação dos direitos da pessoa humana, e, também, para investigar as violações de direitos no território municipal.

Da composição dos Conselhos

        A composição dos Conselhos Municipais  deve seguir o princípio da paridade, e a indicação de seus membros deve refletir o dispositivo constitucional da participação indireta da população, por meio de segmentos e de organizações representativas ligadas à área de atuação de cada conselho.
    Assim, cabe ao governo escolher os representantes do Executivo e a sociedade civil deve escolher seus representantes em fóruns representativos do segmento respectivo. 
  A escolha dos representantes da sociedade civil normalmente ocorre entre os organismos ou entidades sociais, ou dos movimentos comunitários, organizados como pessoas jurídicas, com atuação expressiva na defesa dos direitos e de políticas específicas.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

 
Tecnologia do Blogger.